O INVERNO PEDE VINHO!
Existe época melhor para se comer bem do que o inverno? Essa é a estação do ano em que as famílias se reúnem para fazer o festival da boa comida, regado com fondues, caldos, sopas e vinhos.
Mas na hora de preparar todo esse banquete surgem as dúvidas: Qual vinho servir? Suave, leve, ácido, encorpado, seco, tinto, branco ou rosê? Mas será que vinho combina mesmo com essa comida?
Bom, é claro que o cardápio escolhido pode não combinar com vinho ou mesmo com o tipo que você comprou. Então para não correr o risco de errar, vale a pena conferir umas regrinhas básicas e esperar os elogios!
Vinho, nem pensar!
As comidas que não combinam de jeito nenhum com vinho são temperos muito acentuados (como curry, shoyu, dendê e raiz forte), ácidos (limão, laranja, vinagre), feijoada, couve ou ovo.
Que tal um aperitivo?
Para acompanhar um aperitivo antes do prato principal, um vinho branco seco pode ser uma excelente escolha. Ou, se quiser algo diferente, vale apostar em um vermute seco.
O prato de cada dia:
Para os pratos principais, o vinho pode variar de acordo com o tipo de refeição:
- Peixes e frutos do mar combinam com vinho branco leve ou ácido quando cozidos ou grelhados. Quando levados ao forno, é mais indicado servir um vinho branco seco e mais encorpado.
- Receitas com bacalhau, sardinha, atum e salmão pedem um tinto encorpado.
- Com carnes vermelhas vale escolher um vinho tinto encorpado.
- Já para acompanhar as carnes brancas, os vinhos brancos fortes ou os rosês são excelentes opções.
- As massas combinam perfeitamente com um vinho tinto suave, se o molho for mais leve, ou com um vinho tinto encorpado, se a massa for mais condimentada.
- Para a leveza das saladas, um vinho tinto é muito bem-vindo.
Um doce mais doce!
As sobremesas também podem ser acompanhadas por vinho e ganhar um realce no sabor. Um vinho licoroso doce ou meio doce, ou ainda um espumante são excelentes para acompanhar sobremesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário